quinta-feira, dezembro 14, 2017

Aldeia das Salinas da Fonte da Bica

Aldeia das Salinas da Fonte da Bica


A Aldeia das Salinas da Fonte da Bica foi formada junto âs maiores salinas interiores da PÇenínsula Ibérica. A exploração das salinas já se processa há vários séculos, mas dado não haver registos exactos, não se consegue, até hoje, saber com precisão o seu início, tendo-se por certo que tanto árabes quanto romanos as exploraram. A referência mais antiga a estas salinas data de 1177, data em que Pero Baragão e mulher as venderam â Ordem dos Templários.
A Aldeia das Salinas da Fonte da Bica, situa-se no sopé da Serra dos Candeeiros, a cerca de 3 Km de Rio Maior e também são conhecidas por Marinhas de Sal de Rio Maior. Estas salinas dão uma produção anual de cerca de 2 toneladas.
As casas, de madeira por ser o material que melhor resiste ao sal, eram outrora destinadas ao armazenamento do sal, e ainda hoje existem praticamente intactas, constituindo o núcleo de construções em madeira melhor conservado em todo o país.
As casas construídas em madeira apresentam os suportes laterais exteriores em tronco de oliveira. É típico destas casas as fechaduras de madeira, accionadas por uma chave também de madeira, sendo assim  resistentes ao sal. Era nestas casas que se armazenava o sal bem como as ferramentas de trabalho dos salineiros, sendo que ocasionalmente serviam também para o descanso destes trabalhadores.
A "Taverna do Salineiro" e as típicas "réguas de escrita", ainda hoje, perpetuam a memória local onde os homens iam beber após horas de trabalho vigoroso e árduo.
















































Sem comentários:

Enviar um comentário

Feira do Chocolate 2018 - Campo Pequeno - Lisboa

Mercado do Chocolate Lisboa Campo Pequeno ...